Foto: Dragana_Gordic em freepik.com
De redes sociais a jogos online, hoje existem diversos aplicativos para todo tipo de usuário, diferentes intuitos e gostos inimagináveis. Nesse universo você encontra até apps para bancar o caça-fantasmas com medidores de campo magnético (fluidos espirituais) que são utilizados por quem acredita em manifestações de espíritos. Muitas pessoas confiam na veracidade desses softwares, mas será que eles realmente são eficazes?
Nos Estados Unidos, os caça-fantasmas profissionais Roger Pingelton e Jill Beitz desenvolveram um aplicativo chamado “Spirit Story Box”, que promete captar os sinais emitidos pelos espíritos e decodificá-los para mensagem de texto. O aplicativo promete interagir com os fantasmas ao captar elementos do ambiente e detectar padrões e alterações desses sinais, que supostamente são manipulados por espíritos. Aí entra o algoritmo do aparelho, que em poucos minutos interpreta tudo isso e traduz em palavras, segundo os empreendedores.
Além deste, listamos alguns outros aplicativos para o caso de você querer conferir se não tem nenhum espírito debaixo da sua cama.
Esta ferramenta é utilizada para detectar campos eletromagnéticos. Por isso, o smartphone deve ter sensor magnético, caso contrário não funcionará. Nem todos os dispositivos, incluindo os lançamentos mais recentes, possuem sensor de bússola magnética, porém o aplicativo notificará a falta do hardware necessário para trabalhar. Sendo assim, não pense que é uma a falha do aplicativo.
Na Play Store, o aplicativo possui nota 3,9, com um total de 2.792 avaliações. Ele tem mais de 100 mil downloads, requer Android 1.6 ou superior e é disponibilizado pela empresa Spain Paranormal. Este aplicativo é baseado nas próprias teorias e pesquisas da empresa no campo paranormal.

O True EMF Detector também utiliza o sensor de campo magnético integrado no dispositivo para mostrar os dados recebidos em um visor indicador LED e um gráfico que é atualizado em tempo real. Está também incluso um botão de lanterna para usar rapidamente o flash para ver ao redor no escuro.

O desenvolvedor reforça que o aplicativo não altera ou modifica as leituras recebidas do hardware do seu telefone e mostra os valores verdadeiros, precisos e não alterados da intensidade do campo magnético ao redor do seu telefone. Este aplicativo pode ser usado para procurar a presença de entidades paranormais, quando estes supostamente emitem flutuações no campo eletromagnético nos arredores.
O botão da lanterna na tela oferece uma maneira rápida de acioná-la para procurar no escuro. Também possui outros recursos como tutorial que explica o layout da interface do usuário e o uso em detalhes, a opção de alternar o som do bip e tela noturna.
Na Play Store, o aplicativo possui nota 3,6, com um total de 613 avaliações. Possui 100 mil downloads, requer Android 4.0.3 ou superior e é disponibilizado pela empresa Mach 2 Studios.
Assim como os anteriores, o aplicativo pode ser usado para analisar lugares mal-assombrados e descobrir onde estão presentes entidades paranormais, e seguir seus movimentos. O aplicativo promete maior precisão e sensibilidade que qualquer um dos outros.
Segundo o desenvolvedor, eles estão trabalhando em futuras atualizações que trarão radares fantasmas e rastreadores. Entretanto, eles sinalizam que o aplicativo não oferece garantia de que sua precisão será exata e que é direcionado para fins de diversão e entretenimento. A sensibilidade pode variar de dispositivo para dispositivo.
Na Play Store o aplicativo possui nota 4,0, com um total de 92 mil avaliações e já passou da marca de 1 milhão de instalações. Ele requer Android 4.4 ou superior e é oferecido pela empresa Talgame ent.


Foto: Gilles Lambert em unsplash.com
Segundo análise do professor universitário e mestre em Ciência da Computação Fabricio Bortoluzzi, pelo aspecto tecnológico, esta não é a primeira vez que se especula a eficácia de dispositivos como esse. “Próximo aos anos 2000, quando a Sony trabalhava com câmeras que filmavam com fitas magnéticas, eles lançaram uma filmadora com o recurso de visão noturna. Com esse recurso existia um efeito que permitia a captura por dentro das roupas de tecidos finos. Na época, muito se especulou que poderia haver a captura de espectros, fantasmas, espíritos e afins. Porém, nada mais era do que o uso de uma diferente ferramenta para a captação de luz, assim como o infravermelho e ultravioleta”, conta.
Sendo assim, ele conclui que até o momento não há nenhuma evidência consistente de que a instrumentação eletrônica e as faixas de frequência, como raio-x, ultrassom, raios gama, luz visível, todas as formas possíveis para a manifestação deste espectro, nenhuma delas até hoje surtiu efeito contundente em captá-los. “É certo dizer que se fossem eficazes existiria algum método científico que quando reproduzido comprovasse a eficácia e veracidade. A resposta para essa pergunta é não, eles não funcionam”, completa.
Na internet existe pouco conteúdo sobre o assunto em sites. Já no Youtube, existem alguns vídeos, mas todos são sensacionalistas e sem nenhuma consulta a especialistas. Mesmo que os aplicativos possam ser ineficazes para o que se propõem, você ainda pode usá-los por diversão ou para tomar as próprias conclusões.